Você não sabe ler! Simples assim.
“Se eu não sei ler, então como eu cheguei até esse post? ”
Bom, tudo bem, você pode não ser analfabeto, mas daí a saber realmente
ler é outra história.
Há vários níveis de leitura que
vão muito além de saber juntar as letrinhas e formar palavrinhas. Calma, isso
não significa que você seja burro, nem que não seja, provavelmente
apenas mal treinado, como a maioria de nós foi. Eu também sofri, e sofro até
hoje, para ter uma boa leitura e um entendimento pelo menos aceitável do que
estou lendo. Nem sempre é fácil.
Alguns dos primeiros sintomas de que você não sabe ler são:
• Achar um texto muito difícil. O mais óbvio: você começa a ler um parágrafo e percebe que não faz ideia do que se trata;
• Achar que um texto é muito chato. Alguns são mesmo, mas pense por que você o achou chato? Seria por um tema porcamente abordado? Ou porque usa palavras complexas e um vocabulário maçante? Se for a segunda opção, amigo, sinto muito, mas o problema não é o texto;
• Alguém te explicar o que você já leu. Esse é ótimo: você acabou de ler um texto, tem certeza de que entendeu tudo, aí alguém comenta ou explica o mesmo texto de uma maneira que faz muito mais sentido.
“Mas meu querido, eu sou formado! ”
Então há grandes chances de você não saber escrever também. Eu gostaria mesmo de poder dizer que pessoas com um diploma universitário tem alguma vantagem em leitura, mas não é isso que acontece. Muitas vezes piora. Sim, PIORA.
É claro que você, seja na escola ou na faculdade, leu vários livros e respondeu as questões da prova razoavelmente bem, isso já é um começo, pois tudo se trata de prática. Mas está longe de ser o ideal. Tenho certeza de que você:
- Não se lembra da maioria dos livros que leu enquanto estudava;
- Não consegue fazer comentários ou questões aprofundadas sobre grande parte dos temas lidos;
Eu sei muito bem jogar esse jogo:
você pega comentários de outros autores, textos de apoio, coisas mastigadas que
já foram escritas, decora uma parte delas, enrola nas outras e joga tudo nas
respostas da prova. Se forem alternativas, você sabe a ideia geral para largar
o X na resposta mais provável. Se forem discursivas, usa algumas palavras
difíceis para fazer parecer que é uma resposta inteligente.
E com todo esse suporte de
autores que já estudaram o tema pra você, com auxílio de professores que também
não sabem ler (vamos falar sobre vocês já, já, profes) o sistema é dominado e
seu maior objetivo de vida é finalmente alcançado: PASSAR.
Aí está a parte mais triste de tudo, o objetivo. Passar na prova ou passar de ano. O objetivo nunca é aprender. E costuma ser assim tanto para o aluno quanto para o professor que, muitas vezes, só querem que o dia acabe para voltar pra casa com aquela sensação de que cumpriu sua obrigação, já que o aluno conseguiu passar na prova ou até mesmo no vestibular.
Muitos dos professores são
simples alunos com mais experiência nas mesmas técnicas de enrolação do sistema
de ensino. Enganam ao aluno e acabam, com o tempo, enganando a si mesmos com a
ideia de que são especialistas em determinado assunto.
Continuam fazendo as perguntas
que qualquer um poderia fazer sem ter nem ao menos lido o livro, sem se
aprofundar.
Vários profissionais conseguem
fazer uma leitura analítica de assuntos relacionados à sua profissão. Com a
prática, batem o olho em uma planilha, relatório, prontuário e suas mentes vai
além, sabem já de onde veio e para onde os irá levar, conseguem discutir tudo
em seus pormenores, mas não passa daí. Em outras áreas sua leitura volta ao
básico de juntar letrinhas.
Quer fazer um teste?
Leia um livro pela segunda vez,
algum que goste ou considere ter entendido. Vai ver que, provavelmente, parecerá
uma leitura totalmente nova. Vai perceber que deixou pontos importantes passarem
em branco e que seu entendimento estava errado sobre muitos outros.
Isso acontece até com os mais experientes,
afinal, leitura não é uma ciência exata, é uma arte. Pode até considera-la um
esporte se quiser, pois, a prática é que traz a perfeição. Precisa treinar
bastante, mas não adianta só sair pulando de um livro para outro, é necessário
aprender algumas técnicas também.
Imagine se você conseguisse
extrair mais de uma leitura? Como isso ajudaria nos seus estudos, na sua
profissão e em toda a sua vida!
Então, como faz?
Para começar, o tempero de tudo é
o sazon amor. Vou dar um exemplo de uma situação em que você lê
perfeitamente:
A cremosa (ou o boy) te manda uma
mensagem com uma declaração apaixonada. Você, que já parou tudo que estava
fazendo pra agarrar o celular quando viu que a mensagem era dela, vai ler e
reler com calma, degustando cada palavra que ela digitou. Vai medir e pesar
cada frase, já montando teorias e cenários novos na sua mente.
É aí que queremos chegar, quando
sua mente vai além do texto, levando-o para novos rumos e aplicações. Não
simplesmente passando pelas palavras e indo embora, mas as levando consigo.
Você seria capaz de ler um livro
com o mesmo entusiasmo que lê as mensagens da @ ?
Com uma breve e vergonhosa
pesquisa nos fóruns dos fãs de Harry Potter, vendo suas teorias conspirativas e
amorosas sobre os livros da saga, concluímos que é possível sim.
Esse assunto está longe de
acabar, fique ligado por aqui que trarei técnicas para enriquecer seu modo de
ler nos próximos dias.
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